Mensagem do Patrono Dr Oziris Silva

OZIRIS SILVA ( apresentação por Charles Duvoisin , Presidente do Instituto Brasileiro de Ciência e Inovação )

Dr Oziris Silva, dispensa palavras. Um dos maiores e mais relevantes brasileiros, capaz de deixar um legado centenário, atravessando diverssas adverssidades econômicas, colocou o Brasil não apenas em um cenário internacional relacionado a conquista dos ares, com o mais pesado, mas também no cenario tecnológico. Um avião é um artefato humano que voa, porém mesmo esta sendo a sua atividade fim, por tráz desta atividade existe um complexo de atividades cientificas, que realmente nos fazem pensar sobre o papel da raça humana no contexto universsal. Nossas tecnologias possuem origens em pessoas que acordam em um determinada manhã inconformada com nossas limitações e por isso desperta-se um sentimento de inconformidade que eh possivel transformar nosso destino. Dr Oziris Silva é uma dessas pessoas, que de forma contagiante , multiplica este sentimento, e com isso alguns de nós se aventura embuido desta coragem na transformacao de um mundo melhor e que pode fazer mais pela humanidade. O Brasil deve muito em gratidão ao Dr Oziris Silva, e nos estaremos aqui para fazer com que as gerações futuras possam entender como o pais do futebol se transformou no pais da conquista dos ares.

OZIRIS SILVA ( apresentação por Sergio Cabral Cavalcanti , Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Ciência e Inovação )

O Dr Oziris Silva, é um dos mitos da trindade brasileira da inovação aeronáutica pelo seu grande feito e coragem em colocar o Brasil entre os maiores players no setor da alta tecnologia no dominio do homem sobre o ar. Dispensa aqui qualquer menção sobre outros feitos deste eximiio militar , civil , cidadão e piloto apaixonado. Lembro ainda criança, quando sonhava com a algo que o Brasil pudesse produzir algo que nos orgulhasse no cenário mundial. Um dia , exatamente nos anos 70, meu pai chega em casa com o manual ( chamado TO ) do Bandeirante C95. Lendo página por página, maravilhado com o sistema de filtragem de ar, linha por linha, letra por letra, nos altos dos meus 15 anos, escrevo uma carta ao presidente da Embraer , Dr Oziris Silva , sugerindo algumas mudanças sobre os paineis de informação do cockpit do piloto e co-piloto. Dois meses depois recebo a missiva agradecendo de próprio punho as acatadas sugestões. Orgulho este que mantenho em minha memória até hoje pelo que plantou em mim a eterna admiração por este brasileiro ousado, destemido e que teve ainda a coragem de assumir a persseguição dos tão polêmicos objetos voadores não identificados na região de São Jose dos Campos, quando retornava de uma reunião em Brasilia em sua aeronave Xingu, nao extendendo a exploração pelos limites de combustíveis. Homens como Oziris Silva, nos plantam no profundo da mente a palavra CORAGEM , nos fazem sempre lembrarmos que somos Brasileiros, e que os Brasileiros existem com seus valores enraizados para serem passados para as próximas gerações.

Decadas depois estava eu, iniciativa privada , trabalhando no projeto de construção do AMX, e hoje participando do Instituto Brasileiro de Ciência e Inovação cujo patrono nos orgulha na pessoa do Dr Oziris Silva, sintomo horando com a missão de levar nosso instito ao porte de uma EMBRAER , custe o que que custar ,,, OZIRIS provou que eh possivel.

Oziris Silva nos ensina a sonhar com o Impossivel … – Sergio Cabral Cavalcanti

OZIRIS SILVA - Mensagem aos Brasileiros

Sonhe o Impossível

Não Pare de Sonhar

Participe

Viva a Cultura do Sucesso